domingo, 9 de maio de 2010

Pé de Vento: O PAPALAGUI

Discursos de Tuiavii, Chefe de Tribo de Tuiavéa nos mares do Sul.

Estreia dia 8 de Maio, sábado, às 21h30, no Teatro da Vilarinha

O Papalagui, para maiores de 10 anos, regressa ao Teatro da Vilarinha. A estreia está marcada para sábado, 8 de Maio, às 21h30. Fica em cena até 23 de Maio: sábados, às 16h00 e 21h30; domingos, às 16h00. As sessões para o público escolar, disponíveis, mediante marcação, a partir de 27 de Abril, acontecem de 3ª a 6ª feira, às 11h00 e às 15h00.


O Papalagui - ou seja, o Branco, o Senhor - é o nome dado aos discursos do Chefe de Tribo de Tiavéa, uma das ilhas da Samoa.

Tuiavii sentiu desejo de conhecer a longínqua Europa. Em 1910, juntou-se a um grupo de autóctones provenientes da Ásia que visitou todos os países europeus. Através do seus olhos descobrimos um outro lado da civilização europeia e como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê, a nós e à nossa cultura. E isso com uma simplicidade que já perdemos.

Hoje, ainda hoje, O Papalagui significa, para nós, a possibilidade de confronto e de diálogo entre várias culturas, como aventura espiritual que se manifesta através do debate, da dúvida, do questionamento, da ruptura com a nossa soiLdão, abrindo as portas à comunicação intensa que o teatro torna possível.

Autor: Tuiavii
(textos recolhidos por Erich Scheurmann)
Dramaturgia e Encenação: João Luiz
Interpretação: Paulinho Oliveira
Cenografia: Rui Aguiar
Figurino: Susanne Rösler
Desenho de luz: Rui Damas
Edição e projecção de imagens: Rui Damas
Construção: Joaquim Pereira
Montagem: Rui Azevedo

O Papalagui estreou em Outubro de 1996, no Teatro da Vilarinha, já então com encenação de João Luiz, director da companhia de teatro Pé de Vento.
Fonte: http://pimentanegra.blogspot.com/