SEGUNDA 17 DE MAIO, 15:00
Local: A1 (Auditório 1), Universidade Católica (Foz - Porto)
Coorganizado por:
Edições Sempre-em-Pé e Faculdade de Economia e Gestão da UCP - CRP
SÁBADO 5 DE JUNHO, 14:30
Lisboa, na Biblioteca-Museu República e Resistência
Coorganizado por:
Edições Sempre-em-Pé, Biblioteca-Museu República e Resistência
e Sociedade de Ética Ambiental
http://www.sempreempe.pt/
Com a recente, e para muitos inesperada, grande crise económica e financeira, o tema das relações entre economia e sustentabilidade, de prioritário que já era, tornou-se crucial.
Qualquer cidadão que deseje um futuro saudável e seguro para si, e para seus filhos e netos, pressente hoje que é necessária uma revisão e talvez reformulação da maneira como as sociedades humanas produzem os bens de que necessitam e como utilizam os recursos naturais, o que implica abandonar o paradigma do desperdício, da contaminação e da destruição imprevidente dos solos, do território, da água.
Este seminário, de carácter introdutório, tem em vista apresentar pistas de informação e reflexão que possam ajudar a criar, nas cidades e fora delas, uma economia de facto mais «economizadora» de recursos, numa renovada perspectiva ética, que não ignore os deveres da sociedade para com a Terra e para com as gerações futuras.
A cada participante será entregue um certificado de participação
PROGRAMA DO SEMINÁRIO
Segunda, 17 de Maio
15:00 - Recepção dos participantes
15:30 - PAINEL: PENSAMENTO ECONÓMICO, CRISE ECONÓMICA E FINANCEIRA, ÉTICA E AMBIENTE
17:00 - PAUSA SEGUIDA (15:20) DE DEBATE EM TRÊS GRUPOS OPCIONAIS
• Opção 1 - Situação global, instituições financeiras e económicas mundiais, perspectivas.
• Opção 2 - Revitalização económica local: exemplos, propostas, problemas.
• Opção 3 - Cidades Sustentáveis: condições e implicações económicas e financeiras.
Importante: os grupos terão número idêntico de participantes; não é pois possível garantir que o inscrito seja integrado no grupo da sua primeira opção; ao inscrever-se, o participante deve assim indicar como opção uma das seguintes ordens de prioridade: A - Grupo 1/Grupo 2/Grupo 3. B - Grupo 1/Grupo 3/ Grupo 2. C - Grupo 2/ Grupo 1/ Grupo 3. D - Grupo 2/ Grupo 3/Grupo 1. E - Grupo 3/ Grupo 1/ Grupo 2. F - Grupo 3/ Grupo 2/ Grupo 1.
18:45 - PARTILHA DE CONCLUSÕES EM PLENÁRIO E DEBATE
19:25 - Encerramento
ORADORES DO PAINEL/PERFIS
Conceição Soares: Professora auxiliar da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Tem interesses de investigação e publicações na área da ética aplicada. Doutorada em Filosofia pelo Institute for Environment, Philosophy and Public Policy, Lancaster University (UK) na área da responsabilidade social da empresa, e mestre em filosofia contemporânea, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi investigadora no centro de estudos aplicados da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, na área da ética empresarial. Realizou projectos para o Forum de Administradores de Empresas, e participou em vários seminários e conferências em assuntos relacionados com a ética económica e empresarial.
Helena Ferreira: Formação-base em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Especialização em ambiente e planeamento urbano sustentável. Ampla experiência em coordenação de projectos na área industrial/empresarial. Nos últimos sete anos, tem cooperado em projectos directamente ligados ao poder local, na temática do desenvolvimento sustentável. Prestou serviços de direcção e coordenação técnica em dezenas de projectos concelhios em Portugal e na Galiza na área da sustentabilidade, junto das principais autarquias da Região Norte. Direcção técnica das Agendas 21 Local dos municípios pertencentes ao Eixo Atlântico. Coordenou o projecto Nordeste 21-Agenda 21 Local no Nordeste Transmontano. Tem também tido intervenção na área da sustentabilidade em matéria energética e de alterações climáticas. É autora do projecto INOVARURAL.
Nuno Martins: Ensina e investiga nas áreas da Metodologia da Economia, da História do Pensamento Económico e da Economia do Desenvolvimento. Recebeu o prémio «Emanuel Miller» na área da Filosofia da Ciência, atribuído pelo St. John's College, Universidade de Cambridge, pelo ensaio «Rules, Social Ontology and Collective Identity», em 2005, e o prémio «Helen Potter», atribuído pela Association for Social Economics ao melhor artigo publicado por um jovem investigador na Review of Social Economy, pelo artigo «Realism, Universalism and Capabilities», em 2007. É membro da Human Development and Capability Association e do Cambridge Social Ontology Group. Co-editou o livro Contributions to Social Ontology, e publicou em revistas científicas internacionais como o Cambridge Journal of Economics, a Review of Political Economy ou a Review of Social Economy.
Henrique Augusto Schwarz da Silva: Licenciado em Economia pela Universidade de Paris. Mestrado em Gestão de Sistemas (Universidade de Alcala, Alcala de Henares). Professor convidado do Curso de Engenharia do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia) - Economia do Ambiente - 1981-1983. Professor convidado do Curso de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico de Lisboa - Economia do Ambiente - 1996-2000. Diversas colaborações com instituições na área do ambiente (Universidades, associações, organismos do Estado). Textos editados: Cooperativas de Portugal, Anuario de Estudios Cooperativos, Universidad de Bilbao, 1994; Perspectivas Ecológicas em Economia - Ed. Celta, Lisboa, 2005; Consultor da FAO em Angola - 1990; ex-Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) - 1998-2008 e da Comissão Directiva da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente (EEAC); Vogal do Conselho de Administração da Lisboa E-Nova (Agência Municipal de Energia) - desde 2007.
João Seixas: Investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Coordenou a elaboração de diversos estudos sectoriais elaborados para a Câmara Municipal de Lisboa da Colecção Estudos Urbanos - Lisboa XXI.
Doutorado em Geografia Urbana pela Univ. Autónoma de Barcelona, Mestre em Urban Planning na London School of Economics and Political Science. Professor e consultor, tem coordenado diversos projectos de investigação conceptual e aplicada, em diversas dimensões da contemporaneidade urbana:
a) Novos Paradigmas e Novas Dinâmicas de Desenvolvimento Socioeconómico e Cultural nas Cidades;
b) Tendências na Política e nas Sociedades das Cidades e Metrópoles Portuguesas e Europeias;
c) Potencialidades e Constrangimentos nas Estruturas de Governação Urbana e de Planeamento. Tem editados vários textos e trabalhos nestas áreas, em diferentes tipos de publicações. Exerce ainda actividade cívica no âmbito do associativismo local e cultural, da qualificação das cidades e da sua governação. Publicações mais recentes, veja http://cartaestrategica.cm-lisboa.pt/index.php?id=430
Maria José Varandas Martins da Silva: Mestre em Filosofia da Natureza e Ambiente. Vice-Presidente da Sociedade de Ética Ambiental. Publicações: artigos em revistas e em obras na área de ambiente. Coordenação com C. Beckert da Antologia Éticas e Políticas Ambientais (Centro de Filosofia da FLUL). Publicou o livro Ambiente: Uma Questão de Ética, editado por Esfera do Caos, Lisboa, 2009
Sandro Mendonça: M.Sc. in Science & Technology Policy, SPRU, Universidade de Sussex; Assistente do Departamento de Economia do ISCTE; Investigador do Economics Research Center (ERC) - UNIDE e do DINÂMIA - Centro de Estudos sobre Mudança Socioeconómica; Principais áreas de investigação e ensino: Economia da Inovação, Competitividade Tecnológica e Comercial, Prospectiva Estratégica. Principais publicações e actividades de investigação académica: veja
http://mepii.de.iscte.pt/Sandro_Mendonca.htm
Fonte: http://pimentanegra.blogspot.com/